Eu criei este blog para um trabalhos de escola, mais acabei adorando a ideia de postar essas coisa então espero que aproveitem!!

sábado, 1 de outubro de 2011

Por que sonhamos?


Se o sono é feito pra descansar o corpo e o cérebro pra quê existe o sonho? Já parou para pensar nisso? Pois bem, por mais que a gente sinta que o corpo e a mente precisam do descanso do sono, o cérebro na verdade continua ativo e funcionando, só que uma maneira diferente, claro!
Sempre que dormimos (principalmente o sono da noite), o nosso cérebro “fecha para balanço” (isso mesmo, igual às lojas!). Quando adormecermos o cérebro passa a ignorar o que acontece do lado de fora (é por isso que conseguimos adormecer mesmo se a televisão estiver ligada) e a cada 90 minutos, em média, ele entra num período de intensa atividade interna, ativando em pleno sono, a regiões responsáveis por sensações, memórias e emoções. Nesse momento o sonho começa!
E a gente fica pensando: Por que o cérebro tem tanto trabalho se poderia estar repousando, como o resto do corpo? Bom, pesquisas recentes afirmam que a função do sonho é oferecer ao cérebro a chance de rever os acontecimentos mais importantes dos últimos dias, além e claro da oportunidade de experimentar saídas para os problemas e preocupações do dia a dia.
Esse mecanismo que temos para reprisar os acontecimentos marcantes é bem interessante, porém o mais do importante do sonho acontece quando o cérebro parece decidir, durante o sono, quais acontecimentos merecem ser registrados definitivamente. Isso mesmo: É durante o sono que o cérebro decide o que vai para a memória e o que não vai. E uma parcela desse registro acontece em outra parte do sono, sem sonhos. Mas nem aí o cérebro fica parado descansando: É nesta fase que ele produz novas proteínas, que vão ajudar a construir novas conexões entre as células do cérebro para guardar tudo na memória. E assim, com tantos “recortes” feitos pelo cérebro, muitas vezes lembramos de sonhos malucos, sem sentido, ás vezes com pessoas estranhas ou que não vemos há muito tempo.
Assim, pesquisadores acreditam que o sono juntamente com os sonhos são essenciais para que aprendizado do dia vá para a memória. É preciso dormir e sonhar para realmente aprender!
 Bom Sonhos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário